Design Thinking

O Design Thinking é um Processo de Inovação para o
Desenvolvimento de um Novo Produto, Serviço ou Processo.

Antes de Descrever o Design Thinking,
vamos fazer uma Síntese do "Processo de Inovação"

O Processo de Inovação de Serviço, Produto ou Processo,
passa por três grandes etapas:
  • 1. Estratégia: Definir "Onde" (Foco) Inovar
  • 2. Inovação: O Desenvolvimento do Novo Produto, Serviço ou Processo - "O Que"
  • 3. Gestão: Planejamento e Controle da Multiplicação da Inovação - "Como Estamos"
Metodologia IDM Innovation Decision Mapping - Treinamento Workshop Facilitação Liderança
Vídeo no Youtube:
   

Autores diferentes dão nomes diferentes para cada uma das etapas acima, exemplo:
  • Tim Brown: Inspiração, Ideação e Implementação
  • Roger Martin: Mistério, Heurístia e Algoritmo  
Metodologia IDM Innovation Decision Mapping - Heuristica

Os Principais Diferenciais do Processo de Inovação "Design Thinking" são:
  • Foco na Percepção e Comportamento do Cliente: Necessidades, Desejos e Escolhas
  • Desenvolvimento em Equipe Multidiciplinar ou Cocriação com Clientes
  • Uso da Intuição, Experiência e Conhecimento Tácito
  • Utilizar Protótipos para Validar a Inovação
Detalhando um pouco mais cada Etapa do Processo Design Thinking temos:
Metodologia IDM Innovation Decision Mapping - Necessidade, Desenvolvimento, Protótipo

1. Estratégia: 

O início do Processo é definir "Onde" a Empresa deseja Crescer.
  • Uma Ideia ou "Pista" de Produto ou Serviço ou
  • Uma Ideia ou "Pista" do Perfil dos Clientes ou Consumidores
Esta definição Estratégica pode ser realizada de várias formas ou metodologias.
Se seguirmos o "espírito" do Design Thinking podemos seguir estes passos:
  • Workshop com uma Equipe Multidisciplinar.
    Podemos já neste Workshop convidar Fornecedores e Clientes (Cocriação)
    Nesta etapa as pessoas da Empresa geralmente estão em maior número
  • Durante o Workshop explorar a Experiência, Conhecimento Tácito e a Intuição
  • Se conseguir, evite o uso de Exposições de Dados com Datashow,
    lembrar que os convidados são pessoas com Vivência e Experiência e
    que queremos "Pistas" Intuitivas da Inovação que serão Investigadas.

2. Descobrir a Real Necessidade Percebida pelo Cliente:

O Desafio nesta Etapa é "Descobrir ou Entender o Problema Certo",
Qual é a Necessidade do Cliente ou Qual o Resultado que ele Deseja Atingir.

Muitas vezes o Cliente não sabe o que quer e precisamos explorar os
Três Níveis de Percepção do Cliente:
  • Percepção Sintomática: Dor / Perda
  • Percepção de Necessidades: Solução
  • Percepção Aspiracional: Objetivos / Sonhos  
Metodologia IDM Innovation Decision Mapping Treinamento Workshop Facilitação Inovação Liderança

Um cuidado que devemos ter nesta fase é "Não ir com muita sede ao Pote",
e não pular algumas etapas preliminares como:
  • Descobrir Quais São as Perguntas que o Cliente Gostaria de Fazer para a Empresa
  • Descobrir Quais São as Perguntas Certas para Fazer ao Cliente 
Todo este Processo de Descoberta pode ser feita de várias formas:
Pesquisa, Observação do Cliente, Empatia ou Workshop de Focus Group.

O Processo que eu mais utilizo é o Workshop de Focus Group,
onde eu aplico a Metodologia "I.D.M. - Innovation Decision Mapping",
com a Ferramenta Brainstorming nas seguintes etapas da metodologia:
  • 1a. Percepção de Necessidade do Cliente: Sintoma
  • 2a. Percepção de Resultado Desejado do Cliente: Aspiração
  • 3a. Percepção de Diagnóstico do Clientes: Questão Chave 
  • 4a. Percepção de Solução Desejada pelo Cliente: Solução 
Metodologia IDM Innovation Decision Mapping - Treinamento Facilitação Workshop Inovação Liderança

Em alguns casos conseguimos desenvolver a Solução Inteira
neste Workshop de Focus Group com o Cliente (Cocriação)
e  partimos para a Produção da Solução e Protótipo. 

Um ponto crítico do Processo de Inovação é descobrir o que o Cliente Realmente deseja:
  • se é uma Solução Sintomática ou
  • se é uma Solução Definitiva 
muitas vezes só temos esta resposta com os Protótipos.

3. Desenvolvimento do Produto, Serviço ou Processo:

Depois que temos a Definição (ou as Pistas) das Necessidades do Cliente,
podemos fazer um Workshop com uma Equipe Multidisciplinar envolvendo
Pessoas de Várias áreas da Empresas, Especialistas Externos Diversos,
Fornecedores e também alguns Clientes para Gerar Idéias de Solução.

Neste Workshop eu utilizo a Metodologia "I.D.M. Innovation Decision Mapping"
com a seguinte sequência de Brainstormings:
  • 1a. Entendimento da Percepção da Necessidade do Cliente 
  • 2a. Diagnóstico 
  • 3a. Idéias de Soluções  
4. Produção e Teste dos Protótipos e Validação da Inovação

5. Gestão: Planejamento e Controle do Processo de Multiplicação da Inovação

Para saber mais sobre a Metodologia I.D.M.:

Seja Simples.
Eurico Gushi - Criador da Metodologia I.D.M. (1994)
Referência na Facilitação de Reunião de Tomada de Decisão Colaborativa
(Reuniões mais Produtivas com maior Colaboração e Engajamento nas Decisões)
 
CRIAVIVA Treinamento: Metodologia I.D.M. - Plan. Estratégico, Liderança e Engajamento 
http://metodologia-idm.blogspot.com.br/
criaviva@yahoo.com.br - (11) 9 9778-7486
hugogushi@gmail.com - (11) 9.9727-3332

https://www.youtube.com/channel/UCKunOPh85Ww06_uQaCO91rw/videos
https://www.facebook.com/groups/metodologiaIDM/

http://criavivaconsultoria.blogspot.com.br/

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