Co-Descoberta de Necessidades dos Clientes em Workshop de Focus Group

Olá Amigos do Grupo Líder Facilitador
  
Algum tempo atrás eu percebi que muita gente tem
uma Visão bastante limitada da Ferramenta Focus Group,
então resolvi escrever este Post para ampliar esta Visão. 
 
O Focus Group é mais que uma Ferramenta de Pesquisa Qualitativa
e pode ser Aplicada com vários Propósitos: 
 - Descobrir Questões para uma posterior Pesquisa Quantitativa
 - Testar Ideias, Conceitos, Produtos ou Serviços 
 - Descobrir Novas Necessidades dos Clientes 
 - Co Criação de Produtos e Serviços
 - Consumer Innovators

     
    
Alguns profissionais afirmam que os
"Clientes não Sabem o que Querem"
por este motivo não fazem Focus Group com Cliente
para Descobrir as suas Necessidades.
  
Mas se os "Clientes não Sabem o que Querem",
como estes mesmos profissionais
fazem Focus Group para Testar e Avaliar
a aceitação do Produto com os Clientes?
 
Acredito que o mais justo seria dizer:
"Os Clientes tem Dificuldade de Expressar o que Realmente Querem"

     
      
A Questão Chave então é: 
Como Ajudar os Clientes a Descobrir, Perceber e Expressar as suas Reais Necessidades? 
 
Acredito que precisamos no mínimo:
 - Da Inteligência Coletiva de Vários Clientes 
 - Uma Metodologia Específica para este Fim 
 - Um Facilitador com Habilidade e Experiência
   
     
 
Um grupo de Clientes pode desempenhar uma melhor
Inteligência Coletiva com Metodologia Adequada e Facilitador Experiente.
  
Como Sabemos que o Cliente tem dificuldade de
Perceber, Descobrir, Organizar e Expressar as suas Necessidades,
devemos começar estimulando o cliente com Perguntas
de Maior Facilidade de Percepção e Resposta e
ir Aumentando o nível de Dificuldade Gradativamente.
  
A metodologia Innovation Decision Mapping (I.D.M.)
começa com perguntas de Fácil Percepção e
vai Aumentando a Dificuldade Gradativamente:
 - Percepção de Sintomas: Fácil Percepção pelo Cliente / Onde Dói
 - Percepção de Objetivos e Desejos: Um pouco mais Difícil / Aspirações  
 - Descobrir Diagnóstico: Difícil Percepção / Necessita de um Facilitador
 - Criar Ideias e Soluções: Pode ser fácil ou difícil / Oportunidade para Co Criação 
 
     
       
Vídeo no Youtube:
  

A metodologia deve ser conduzido por um Facilitador
com Habilidade e Experiência, principalmente para:
 - Extrair o Conhecimento Tácito ou Percepção Intuitiva (Raciocínio Abdutivo) 
 - Organizar e Sintetizar o Conhecimento (Raciocínio Lógico Dedutivo e Indutivo)
 
     
      
Ainda são Raros os Facilitadores com Experiência no Brasil,
pois ainda são poucas as empresas que aderiram aos
processos de Inovação como Design Thinking ou Co Criação.
 
Na minha experiência, de mais de 18 anos facilitando
Workshop de Focus Group de Co Descoberta de Necessidades
eu percebo que este tipo de atividade traz outros Valores Percebidos.
O principal delas é que o Cliente convidado para participar do
Focus Group de Co Descoberta, não percebe a atividade como Pesquisa
e sim com Treinamento, Desenvolvimento ou Auto Conhecimento,
pois o Processo é de Intensa Aprendizagem para todos os participantes.
Em atividade B2B (Mercado Institucional) contribui também para Fidelizar o Cliente.
Para a empresa fornecedora, este processo acelera o Desenvolvimento de Novos Produtos e Serviços.
   
     
           
Para saber mais Sobre: 
 - Descobrir Necessidades dos Clientes ver o Post:
http://facilitadordeworkshopdeinovacao.blogspot.com.br/2012/03/como-descobrir-necessidades-dos.html
 - Raciocínio Lógico e Organização do Conhecimento ver o Post: 
http://facilitadordeworkshopdeinovacao.blogspot.com.br/2012/02/raciocinio-logico-organizar-o.html 
 - Metodologia Innovation Decision Mapping (I.D.M.) ver os Posts: 
http://facilitadordeworkshopdeinovacao.blogspot.com.br/p/innovation-decision-mapping.html
http://facilitadordeworkshopdeinovacao.blogspot.com.br/2011/11/design-thinking-co-criacao-e-focus.html 
      
Seja Simples.
Eurico Gushi - Criador da Metodologia I.D.M. (1994)
Referência na Facilitação de Reunião de Tomada de Decisão
(Reuniões mais Rápidas, Colaborativas e com maior Engajamento)

CRIAVIVA Treinamento: Metodologia I.D.M. - Plan. Estratégico, Liderança e Engajamento 
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