Tipos de Perguntas no Processo de Descobertas de Causa e Efeito

Olá Amigos do Grupo Líder Facilitador
 
Eu percebo com frequência alguma dificuldade
das pessoas distinguirem duas perguntas diferentes:
  • Por Que?
  • Para Que? 
De forma simplificada eu uso:
  • "Por que?" para Descobrir as Causas de um Sintoma
  • "Para que?" para Descobrir as Consequências Desejadas ou Objetivos 
Abaixo um exemplo onde começamos com um Sintoma e
perguntamos "Por Que?" sucessivas vezes.
  
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Um exemplo de ferramenta conhecida na qualidade é o Cinco Por Quês?,
mas dependendo da situação, podemos perguntar mais ou menos vezes
até descobrir a Causa ou Origem dos Sintomas.

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Abaixo um exemplo onde começamos com um Desejo e
perguntamos "Para Que?" sucessivas vezes.

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Uma exemplo de ferramenta conhecida na Pesquisa Qualitativa é o Laddering.
No Laddering, podemos perguntar quantas vezes quisermos,
mas geralmente o processo termina no "Para ser Feliz".

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Este processo de encadeamento lógico: Por que?  e Para que?
é resultado de um processo decisório, onde temos opções e escolha.
Eu acho interessante as pessoas terem também
um outro olhar destes dois processo:
Não somente como uma linha mas como Árvores de Possibilidades.

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Um outro olhar interessante é perceber que um pode ser a continuação do outro,
como no exemplo abaixo:
  
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Olhando agora para a Metodologia I.D.M. Innovation Decision Mapping,
para cada etapa da metodologia eu:
  • utilizo um tipo de pergunta sucessivamente
  • são vários Brainstorming conforme a necessidade
As perguntas para cada fase são:
  • Sintomas: Por Que?
  • Resultado Desejado: Para Que?
  • Diagnóstico: O Que Impede o Futuro Desejado?
  • Ideias: Como / O Que Fazer? 
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Para saber mais sobre "Fazer Perguntas", ver os Posts:
http://facilitadordeworkshopdeinovacao.blogspot.com.br/2011/04/saber-perguntar-ou-saber-ouvir.html
http://facilitadordeworkshopdeinovacao.blogspot.com.br/2010/10/saber-perguntar-habilidade-do.html
Para saber mais sobre Perguntas e Necessidades dos Cliente, ver o Post:
http://facilitadordeworkshopdeinovacao.blogspot.com.br/2012/05/perguntas-para-descobrir-necessidades.html
   
Seja Simples.
Eurico Gushi - Criador da Metodologia I.D.M.
Facilitador de Workshop de Planejamento de Mudança, Estratégia e Inovação
http://metodologia-idm.blogspot.com.br/
 
CRIAVIVA - Treinamento de Liderança
criaviva@yahoo.com.br - (11) 9 9778-7486
http://criavivaconsultoria.blogspot.com.br/
http://br.groups.yahoo.com/group/lider-facilitador/      

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