Descobrir Percepcao de Valor do Cliente - Workshop Focus Group

Olá Amigos do Grupo Líder Facilitador   
O tema "Percepção de Valor" é
Fascinante e Complicado ao mesmo tempo, afinal:
  • O que é Percepção? e
  •  O que é Valor?  
Podemos começar por explorar Valor como sendo o Preço de um Produto.
Neste caso, surgem novas Dúvida:
  • Valor = Preço = CUSTO do Fornecedor mais Lucro? ou 
  • Valor = Preço = BENEFÍCIO para o Cliente? 
Um exemplo bem simples:
Um Produto Importado similar ao Nacional
pode ter o Preço Maior que o produto nacional:
  • Porque tem um Custo Maior (Logística)? ou
  • Porque agrega um Benefício (Emocional) para o Cliente (Status)?  
   Facilitação de Workshop de Estrategia e Inovação - Treinamento Liderança com IDM Planejamento Decisão  
     
Outro exemplo bem simples.
Em um aeroporto, uma Lan House disponibiliza acesso a internet
  • o custo por hora utilizando o Computador da Lan House é R$ 10,00 
Pergunta:
Quanto custa, por hora de acesso, utilizando o próprio Notebook do cliente?
  • R$ 5,00 pois o Custo da Lan House Fornecedora é menor? ou
  • R$ 15,00 pois o Benefício do Cliente é maior utilizando o próprio Notebook? 
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É muito comum um Fornecedor:
  • Desenvolver um Novo Produto ou Serviço sem ouvir o Cliente
  • Estipular o Preço com base nos seus Custos sem Conhecer a Percepção de Valor do Cliente
Existe muita Oportunidade no mercado para as empresas:
  • Aumentarem a Percepção de Valor do Cliente e ao mesmo tempo
  • Diminuir o seu Custo Operacional
mas a chave para tudo isso é:
  • Conhecer o Cliente
  • Conhecer o Negócio do Cliente
  • Conhecer os Processos do Cliente
  • Conhecer os Clientes do Cliente
e uma forma para ter este conhecimento é
fazendo Workshop com os Clientes (Foco do Cliente):
  • Workshops Estratégicos (Estratégia dos Clientes)
  • Workshops de Diagnóstico (Diagnóstico dos Clientes)     
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Este Workshop Estratégico com Clientes
é um tipo diferente de Focus Group
  • é para Desenvolver a Estratégia ou Diagnóstico do Cliente
  • não é para ouvir as Necessidades dos Clientes (este é um benefício indireto)    
Seja Simples.
Eurico Gushi - Criador da Metodologia I.D.M.
Facilitador de Workshop de Planejamento de Mudança, Estratégia e Inovação
http://metodologia-idm.blogspot.com.br/

CRIAVIVA - Treinamento de Liderança
criaviva@yahoo.com.br - (11) 9 9778-7486
http://criavivaconsultoria.blogspot.com.br/
http://facilitadordeworkshopdeinovacao.blogspot.com/
http://br.groups.yahoo.com/group/lider-facilitador/ 

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