Treinamento ou Desenvolvimento da Intuicao - Processo Criativo

Olá Amigos do Grupo Líder Facilitador 
  
Tenho percebido a seguinte dúvida:
  • "É possível desenvolver a Intuição?"  
A resposta é sim, e existe várias formas de se Desenvolver a Intuição
para Solucionar Problemas, Ser mais Criativo e também para Inovar. 

  
A primeira dica é mudar o Comportamento perante um Problema.
Sempre que você deparar com qualquer Problema:

  • Tente entender o Problema 
  • Se não conseguir Resolver, deixe o seu Inconsciente Trabalhar nele 
   Intuição Decisão Criatividade Pensamento Metodologia IDM Lliderança   
  
Mude o Comportamento da seguinte forma: 
  • De:   O Problema Não Tem Solução 
  • Para: Eu Ainda Não Sei a Solução 
  • De:   É Impossível 
  • Para: Eu Ainda Não Descobri a Solução 
  • De:   Eu Não Consigo Resolver este Problema 
  • Para: Vou Deixar este Problema para o Inconsciente  Resolver  
Deixar um Problema no Inconsciente não é o Suficiente para Resolver o Problema,
você (consciente) precisa ficar Alerta para, a qualquer momento (dormindo, no banho, dirigindo, etc.)
receber do Inconsciente a Resposta Pronta ou uma Pista. 
(ver
http://en.wikipedia.org/wiki/Serendipity
É aconselhável anotar esta Solução ou Pista pois
é muito comum não lembra-la quando realmente necessitamos dela.
  
O Psicólogo Graham Wallas
Definiu em seu livro The Art of Thought (1926)
o Processo Criativo em 4 Etapas:

  • Preparação: Entender o Problema  
  • Incubação: Deixar o Problema no Inconsciente (Serendipity)  
  • Iluminação: Intuição, quando recebemos do Inconsciente a Solução ou Pista 
  • Verificação: Verificar a validade da Solução ou da Pista 
   Preparação Incubação Iluminação Verificação Graham Wallas Psicologo Criatividade  
  
De uma forma resumida o que ajuda a Treinar a Intuição é
dizer para si mesmo "Eu ainda não sei
Resolver o Problema".
Mas por incrível que pareça as pessoas não saem dizer "Eu não sei".

  
Faça o seguinte teste:
Diga para uma pessoa: 
 - "Eu tenho no bolso U$ 1.000,00 e vou dar de presente para você"
Questão: A frase acima:

  •  (a) é verdadeira 
  •  (b) é falsa 
  •  (c) eu não sei  
Diga para esta mesma pessoa:
 - "Eu tenho no bolso R$ 0,10 e vou dar de presente para você"
Questão: A frase acima:

  •  (a) é verdadeira 
  •  (b) é falsa 
  •  (c) eu não sei  
Pouca gente responde "Eu não sei" para as duas questões acima,
é comum a pessoa responder (b) na primeira e (a) na segunda.
Responder (a) ou (b) mata todo o Processo Intuitivo ou Criativo,
pois cessamos a busca por novas informações ou conexões.

Veja também o texto "Não Sei" de Antonio Ermírio de Moraes  http://www.sobreadministracao.com/nao-sei-antonio-ermirio-de-moraes/
  
Para quem ainda não conhece,
vale a pena assistir pelo menos um episódio da Série Monk:
 -
http://pt.wikipedia.org/wiki/Monk
   
Outra forma de treinar a Intuição (individualmente ou em grupo)
é utilizar a metodologia I.D.M. Innovation Decision Mapping.
Lembrando sempre que o Ponto Chave é a descoberta de Pistas 
e seguir Investigando as Pistas até a Descoberta ou Insight (Processo Heurístico).
A Intuição fornece pistas constantemente,
por isso é importante treinar a Percepção (Intuição) e não ignorar estas Pistas.
       

   Facilitação de Workshop de Estrategia e Inovação - Treinamento Liderança com IDM Planejamento Decisão  
A Metodologia I.D.M. tem Quatro Etapas:
Sintomas, Objetivo, Diagnóstico e Ideias (Plano de Ações):
 Facilitação de Workshop de Estrategia e Inovação - Treinamento Liderança com IDM Planejamento Decisão   

Para saber mais sobre o Treinamento da Metodologia I.D.M.: 
 - http://criavivaconsultoria.blogspot.com/p/treinamentos-abertos-e-in-company.html    

Seja Simples   
Eurico Gushi - Criador da Metodologia I.D.M.
   
CRIAVIVA  Treinamento de Liderança    
www.criaviva.com.br  -  criaviva@yahoo.com.br - (11) 9 9778-7486 
http://facilitadordeworkshopdeinovacao.blogspot.com/   
http://criavivaconsultoria.blogspot.com.br/    

Nenhum comentário:

Postar um comentário