Método de Inovação - Simplexity Thinking

Olá Amigos do Grupo Líder Facilitador 
  
Ver o artigo que saiu na HSM, 
Simplexity Thinking: o caminho da inovação sem atalhos 
http://www.hsm.com.br/editorias/inovacao/simplexity-thinking-o-caminho-da-inovacao-sem-atalhos 
  
Esta metodologia Simplexity Thinking de Min Basadur
se parece muito com o Innovation Decision Mapping,
que eu já utilizo a mais de 18 anos.
Este método tem 4 Etapas:
 • Geração – Procurar problemas para resolver
 • Conceituação – Definição do problema a ser resolvido
 • Otimização – Criação de soluções
 • Implementação – Colocar em ação
  
     
  
Eu acho que o Difere este Método do Innovation Decision Mapping
é a Etapa de Definição (Comprometimento) do Objetivo em Comum.
Lembro do meu amigo Oswaldo dizendo:
"Para que brigar contra um Problema quando
 podemos brigar a favor de um Objetivo?"
  
Eu preciso definir primeiro o Objetivo ou Resultado Desejado,
pois sem ele eu não consigo diferenciar Sintoma de Diagnóstico.
Diagnóstico = Obstáculo Que Impede de Atingir o Objetivo ou Resultado Desejado.
Sintoma = Qualquer percepção, fato ou dor que me incomoda.
  
     
  
Acho também que este Texto/Método lembra Chris Argyris:
 - Single-loop Learning (Curto Prazo - Gestão Operacional)
 - Double-loop Learning (Longo Prazo "Complexidade" ou Estratégico)
Que é uma das referência para a Metodologia Innovation Decision Mapping.
   
Felicidade
Eurico Gushi
Facilitador de Workshop de Inovação, Estratégia, Diagnóstico, 
Design Thinking, Co-Criação, Focus Group e Aprendizagem  
  
CRIAVIVA  Consultoria - Innovation Design Workshop  

Nenhum comentário:

Postar um comentário