Design Thinking, Co-Criacao e Focus Group - Facilitador de Workshop

Olá Amigos do Grupo Líder Facilitador.
  
Recentemente recebi a seguinte dúvida: 
Em que momento do Processo de Inovação
o Facilitador de Workshop pode atuar?
 
Uma resposta bem simples é:
Em Qualquer Momento onde as Pessoas, Juntas,
Criam Novos Conhecimentos ou Tomam Decisões.
Para isso precisam Compartilhar, Priorizar e Organizar o Conhecimento.
  
   Facilitador da Metodologia IDM Innovation Decision Mapping  
  
No Processo de Inovação o Desafio é um pouco maior
pois o Conhecimento mais precioso é o Conhecimento Tácito. 
Temos o Conhecimento Tácito tanto dos Clientes e Consumidores
quando dos Colaboradores da Própria Empresa, Fornecedores e Parceiros.
Para explorar o Conhecimento Tácito o Facilitador precisa dominar
os Processos Intuitivo e Heurístico.
   
   Facilitador da Metodologia IDM Innovation Decision Mapping  
   
Olhando o Processo de Inovação,
podemos identificar Quatro Pontos
onde o Facilitador de Workshop pode Atuar:
  •  1. Priorização de Oportunidades de Crescimento ou Estratégia
  •  2. Descobrir as Necessidades Percebidas pelos Clientes
  •  3. Desenvolvimento do Novo Produto ou Serviço
  •  4. Planejamento da Implementação 
   Design Thinking e Metodologia IDM Innovation Decision Mapping   
   
1. Priorização de Oportunidades de Crescimento ou Estratégia.  
  
Este Workshop é realizado com a Equipe Multidisciplinar interna da empresa,
e eventualmente com alguns convidados externos
(clientes, distribuidores, fornecedores, pesquisadores, especialistas ou parceiros). 
Neste Workshop é definido:  
 - Onde existe Oportunidade de Crescimento ou Inovação
 - Qual o Segmento de Clientes ou Público Alvo em Potencial
 - Algumas Idéias Genéricas de Produtos ou Serviços
A metodologia utilizada é o Innovation Decision Mapping:
 - Sintomas: Ameaças ou Oportunidades para a Empresa
 - Resultado Desejado: Visão ou Objetivo
 - Diagnóstico: Questão Chave ou Público Alvo
 - Idéias: de Produto, Serviço ou Público Alvo
Neste Workshop o Foco são as Necessidades e Estratégias da Própria Empresa
e não do Consumidor.
  
2. Descobrir as Necessidades Percebidas pelos Clientes: 
  
Após o primeiro Workshop, onde definimos o Público Alvo,
realizamos um Workshop de Focus Group com 12 clientes em potencial para descobrir:
 - Desejos
 - Necessidades
 - Percepção de Valor
A metodologia utilizada é o Innovation Decision Mapping:
As Etapas mais Importantes são: Sintomas, Resultado Desejado e Diagnóstico, 
mas podemos fazer um exercício de Geração de Idéias de Produtos e Serviços.
Neste Workshop o Foco são as Necessidades dos Clientes ou Consumidores,
esta é a diferença fundamental em relação ao primeiro Workshop. 
  
3. Desenvolvimento do Novo Produto ou Serviço: 
  
Este Workshop geralmente é Realizada com uma Equipe Multidisciplinar da Empresa.
Este é o momento Importante para exercer a Empatia e se colocar na pele do Consumidor.
Novamente utilizamos a metodologia Innovation Decision Mapping,
passando rapidamente pelas etapas Sintomas e Objetivo e
Focando a atenção nas Etapas Diagnóstico e Geração de Idéias de Produtos ou Serviços
que serão Testadas - Protótipos.
  
4. Planejamento da Implementação: 
  
Neste Workshop de Planejamento da Implementação e Gestão
é importante convidar as pessoas que irão Implementar e fazer a Gestão
do novo Produto ou Serviço, por três motivos:
 - Eles tem Conhecimento (Tácito), Vivência e Experiência
 - Eles sabem o que pode dar Errado (Lei de Murphy)
 - Para obter o Comprometimento com a Inovação
Novamente utilizamos a metodologia Innovation Decision Mapping:
 - Objetivo: Resultados Desejados ou Metas
 - Diagnóstico: Fatores Críticos de Sucesso
 - Plano de Ações: O Que, Como, Quem, Quando, etc. 
 
Eu nunca foi contratado para Facilitar os Quatro Workshop acima
na seqüência para um mesmo projeto.
O mais comum é Facilitar um ou dois Workshops em cada Projeto.
mas isso é para estudar caso a caso em função de inúmeras variáveis:
importância, criticidade, conflito, oportunidade, investimento, potencial, etc. 

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Dependendo da Metodologia de Inovação adotada,
podemos ter mais ou menos Workshops.
A escolha da metodologia depende da Cultura de Inovação da Empresa. 
  
Na Metodologia Design Thinking podemos ter dois Workshops:
  • Um só com Cliente 
  • Outro só com a Equipe Multidisciplinar da Empresa (Empatia)
   Processo de Inovação Design Thinking e Facilitação de Workshop de Focus Group  
  
Na Metodologia Co-Criação podemos ter um único Workshop:
  • Com Clientes e Equipe de Empresa Co-Criando as Idéias
  • ou o que é muito comum: Cliente Interno com Fornecedor Interno Co-Criando Juntos.  
   Facilitação de Metodologia IDM Innovation Decision Mapping Workshop de Inovação  
      
Na Metodologia "Consumer-Innovator"
podemos ter um único Workshop de Focus Group:
 - Somente com os Clientes Desenvolvendo as Idéias de Produtos e Serviços.
Neste caso é Fundamental ter um Facilitador Experiente.
  
   Facilitação Workshop Inovação Focus Group Metodologia IDM Innovation Decision Mapping  
  
Ver o Artigo Abaixo:
The Age of the Consumer-Innovator By Eric von Hippel
 http://sloanreview.mit.edu/the-magazine/2011-fall/53105/the-age-of-the-consumer-innovator/ 
 
Para saber mais sobre Facilitação de Workshop de Focus Group ver o Post:
http://facilitadordeworkshopdeinovacao.blogspot.com.br/2012/05/co-descoberta-de-necessidades-dos.html 
   
Seja Simples
Eurico Gushi - Criador da Metodologia IDM
Facilitador de Workshop de Planejamento de Mudanças, Estratégia e Inovação
http://metodologia-idm.blogspot.com.br/
  
CRIAVIVA - Treinamento de Liderança
criaviva@yahoo.com.br  -  http://www.criaviva.com.br/
http://br.groups.yahoo.com/group/lider-facilitador/

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