do CRM para o Design Thinking

Olá Amigos do Grupo Líder Facilitador

Eu vejo com bons olhos fomentar a integração entre CRM e Design Thinking,
pois os resultados podem ser fantásticos,
mas temos que tomar alguns cuidados com a questão Cultural.
O CRM - Gestão do Relacionamento com o Cliente tem uma Cultura de Gestão,
enquanto que o Design Thinking tem uma Cultura de Inovação.
 
 Facilitação de Workshop de Estrategia e Inovação - Treinamento Liderança com IDM Planejamento Decisão 

  O CRM - Cultura de Gestão:
  • Passado, Histórico, Operacional 
  • Conhecimento Explícito
  • Foco No Cliente
  • Controle, Acompanhamento, Fatos 
  • Gestão do Conhecimento 
Design Thinking - Cultura de Inovação:
  • Futuro, Estratégia do Cliente 
  • Conhecimento Tácito
  • Foco Do Cliente
  • Intuição, Investigação, Curiosidade
  • Criação do Conhecimento 
Um exercício de transição do
CRM para o Design Thinking:
  • CRM: Conhecer "O que" o cliente compra / Foco no Produto
  • Design Thinking:Conhecer "Para que" o Cliente Compra / Foco no Resultado 
O Focus Group é um recurso que pode fornecer Informações chaves,
tanto para o CRM quanto para o Design Thinking,
mas novamente a Cultura (Gestão ou Inovação) é que vai determinar a
abordagem do Focus Group.

Focus Group com Cultura de Gestão:
  • Olha para o Passado: Avaliação do Cliente em Relação ao Fornecedor
  • Sintomas: Pontos Positivos e Pontos de Melhoria do Fornecedor
  • Cliente é Vítima 
Focus Group com Cultura de Inovação:
  • Olha para o Futuro: Onde o Cliente quer Chegar
  • Diagnóstico: Onde o Cliente ganha o jogo?
  • Cliente é Protagonista 
No Modelo de Focus Group com Cultura de Inovação,
podemos usar a Metodologia I.D.M. Innovation Decision Mapping:
  • Sintomas no Negócio do Cliente
  • Resultado Desejado pelo Cliente
  • Diagnóstico
  • Idéias e Protótipo (Processo Design Thinking) 
 Facilitação de Workshop de Estrategia e Inovação - Treinamento Liderança com IDM Planejamento Decisão 

Neste modelo (de Focus Group) construímos a Estratégia do Cliente,  
assim fica mais fácil de identificar onde agregar Valor (Percebido). 

Seja Simples. 
Eurico Gushi - Criador da Metodologia I.D.M.
Facilitador de Workshop de Planejamento de Mudança, Estratégia e Inovação 
http://metodologia-idm.blogspot.com.br/

CRIAVIVA - Treinamento de Liderança 
criaviva@yahoo.com.br - (11) 9 9778-7486 




Nenhum comentário:

Postar um comentário