Como Descobrir Necessidades e Desejos dos Clientes - Focus Group

Olá Amigos do Grupo Líder-Facilitador

Abaixo mais um artigo que toca na mesma tecla:
"o Cliente não sabe o que quer"

How Good Designers Think
  http://blogs.hbr.org/cs/2011/04/how_good_designers_think.html

Eu acredito que o Cliente sabe o que quer,
só não sabe expressar isso. 
Gosto do ditado:
"Quem Não Sabe o que Procura, Não Percebe quando Encontra"

O Cliente Percebe quando encontra um Novo Produto ou Serviço de Valor,
logo de alguma forma (inconsciente) sabia o que Procurava.

O grande Desafio é Extrair do Cliente ou Clientes (Focus Group)
quais são suas Necessidades ou Desejos.

O Processo eu que uso nos Focus Group
para Descobrir Necessidades e Desejos é:

1. Fazer Brainstorming (e Votação) sobre Necessidade e Desejos.
A Regra "Sem Justificar" ajudar a "Dar Ouvidos à Intuição (Inconsciente)"
e diminuir mecanismos de defesa (racionalização)

2. Fazer Diagramas de Causa e Efeito (e Votação),
novamente com a Regra "Sem Justificar" para "Entender a Intuição"

Geralmente este Processo (primeiro ciclo)
só dá uma Pista da Necessidade,
então repetimos o Processo com o Item escolhido.  

 Metodologia IDM Innovation Decision Mapping - Focus Group Workshop Treinamento 
Este é um Processo Heurístico e Intuitivo,
que acredito ser a melhor forma de Descobrir Necessidades
que o Cliente Tem e não sabe Expressar.

-------------
Alguns consultores falam em "Pensar Fora da Caixa" ou "Empatia" com o cliente.

Acredito que podemos até gerar Idéias fora da Caixa,
mas na hora de fazer as Escolhas (Votação) utilizamos os nossos próprios Critérios e Valores e não os dos Clientes, o que serio o correto.  
 Metodologia IDM Innovation Decision Mapping - Workshop Treinamento  
Algumas empresas dizem que Desenvolvem Novos Produtos e Serviços
sem ouvir os Clientes (sem Focus Group).
Realmente isso ocorre, mas se observarmos com mais atenção,
os consumidores destes Produtos e Serviços estavam na Própria Equipe
que desenvolveu o Produto ou Serviço Inovador.

 
Para saber mais sobre Necessidades dos Clientes ver o Post:
http://facilitadordeworkshopdeinovacao.blogspot.com.br/2012/05/perguntas-para-descobrir-necessidades.html
 
Seja Simples
Eurico Gushi - Criador da Metodologia I.D.M.
Facilitador de Workshop de Planejamento de Mudanças, Estratégia e Inovação
 
http://metodologia-idm.blogspot.com.br/

CRIAVIVA  Treinamento de Liderança 

criaviva@yahoo.com.br  -  www.criaviva.com.br
http://facilitadordeworkshopdeinovacao.blogspot.com/  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário